História de Trindade

Conheça a História de Trindade

A Cidade de Trindade e um município brasileiro do estado de Goiás. A cidade surgiu da romaria a imagem do Divino Pai Eterno e continua seguindo sua vocação religiosa até hoje. Atualmente faz parte da região metropolitana de Goiânia. Sua origem está ligada a decadência do ciclo do ouro, o que levou pessoas de regiões de mineração a procurar áreas agricultáveis para cultura de subsistência e mesmo para produção a nível comercial.

A região onde se localiza o município de Trindade, não possuía até o século XIX nenhum significado sócio econômico, esta era apenas um pouso de Tropeiros. Trindade adveio do distrito de Santa Cruz, que fora criado em 1776, com um território que abrangia todo o sul do estado de Goiás. Por volta de 1840, um casal de agricultores descobriu, quando roçavam um pasto nos fundos de casa, ao lado do córrego Barro Preto, um medalhão de barro com tamanho pouco mais de meio palmo. Tal medalhão representava a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria e cativou a gente humilde do lugar.

Aos sábados, reuniam-se para rezar o terço e, em bem poucos tempo, a casa de Constantino Xavier e Ana Rosa já não conseguia acolher tanta gente para a oração diante do Pai Eterno. Construíram logo uma capela coberta de folhas de buriti. Os devotos já vinham de todo lugar, trazendo presentes e ofertas para o Pai Eterno. Uma ajuda aqui, outra ali, logo se ergueu uma capela coberta de alvenaria, coberta de telhas, e surgia o patrimônio da igreja, com doações de terras pelos fazendeiros do arraial. Constantino resolveu retocar o medalhão sagrado que ao ser encontrado, acaba sendo danificado pelo enxadão que o mesmo utilizava. O lavrador então pediu os serviços de um grande artista da época, José Joaquim da Veiga Valle, da cidade de Pirenópolis. Com isso ao invés do medalhão retocado surgiu a escultura da imagem em madeira. Porém Constantino não tinha como paga-la para isso foi necessário que ele deixasse seu cavalo em forma de pagamento e partisse a pé em direção ao Barro Preto em posse da imagem. Foi então que iniciou-se e transformou na grande romaria de fé e peregrinação que ao longo dos anos, ganhou fama e trazia a Trindade gente e mais gente, nessa festa de fé e confraternização de um povo até os dias atuais.